Comunicação
Captação de alunos
Redes sociais
É permitido que membros da comissão de recepção abordem calouros em mídias sociais, para convidá-los a participar das atividades de integração.
O acompanhamento deve ser realizado por meio de uma planilha, para evitar abordagens repetidas e para garantir que todos os calouros sejam convidados.
Lista de e-mails dos matriculados
Após uma quantidade significativa de chamadas das pessoas em lista de espera, solicite a lista de e-mails dos alunos matriculados no curso para o Departamento de Matemática e Computação (DMC).
Caso o DMC se recuse a fornecer a lista, solicite ao coordenador do curso.
Caso o coordenador do curso se recuse a fornecer a lista, solicite ao professor respons ável pela disciplina ATP 1, uma vez que todos os calouros estarão matriculados nessa disciplina.
Você também pode encontrar calouros ao digitar cada o nome deles na caixa de "Destinatários" do e-mail institucional.
Use a lista para enviar e-mails de boas-vindas e para convidar os calouros a participar das atividades de integração.
Além disso, use-a para adicionar os calouros às listas de e-mails do curso no Google Groups.
Divulgação
O método principal de divulgação das atividades de integração dos calouros deve ser o e-mail institucional, para atingir os alunos que não entraram no grupo do WhatsApp.
Orientar calouros
E-mail de boas-vindas
Use o modelo que está no gerador de e-mails do CACiC.
E-mail de lembrete para ativar e-mail institucional
O e-mail não é amplamente utilizado fora do ambiente acadêmico por jovens, então, é comum que o calouro não tenha o hábito de verificar a caixa de entrada dele.
Incentivar a criação do e-mail institucional é uma forma de treiná-lo a utilizar esse recurso. Ademais, a caixa estará livre de spam e notificações de mídias sociais, o que facilita em adquirir o hábito de verificar.
Use o modelo que está no gerador de e-mails do CACiC.
E-mail de orientações para atividades fora do câmpus
Festas, pedágio e canais de denúncia.
Use o modelo que está no gerador de e-mails do CACiC.
Grupo no WhatsApp
Toda turma deve ter um grupo acessível a todos os alunos na comunidade do WhatsApp. O grupo deve ser criado pela comissão de recepção e deve ser utilizado para a comunicação de atividades, avisos e informações relevantes para a turma.
A comissão deve policiar o grupo para evitar constrangimentos e assédios por parte de veteranos.
Caso os calouros desejem um grupo exclusivo, sem veteranos, eles podem criar um grupo por conta própria.
Coleta de dados
Todos os alunos, incluindo os que não fazem parte da comissão de recepção, devem respeitar a privacidade dos calouros e não devem solicitar informações pessoais que não sejam relevantes para a organização das atividades de integração. A comissão deve trabalhar para que essas informações não sejam solicitadas.
Não é permitido solicitar dados pessoais sensíveis, como sexualidade, estado civil, estado de saúde, religião, orientação política, entre outros.
Não é permitido solicitar fotos ou o nome de usuário de mídias sociais, para evitar abordagens constrangedoras e assédio.
Leitura complementar: Coleta de dados e formulários.